CONHEÇA GONÇALVES - MG

goncalves peq

banner goncalves

Situada na Serra da Mantiqueira e rodeada por lindas montanhas, a pequena cidade mineira Gonçalves possui diversos atrativos para seus visitantes. Uma cidade multicultural, com paisagens que encantam desde quem aprecia passeios mais aventureiros a quem a prefere a calma e um bom lugar para descansar.

Para acolher os turistas que frequentam a cidade durante o ano todo, a cidade possui dezenas de hotéis e pousadas dos mais variados estilos, com vista para montanhas e bosques, lugares aconchegantes propícios para se aproveitar bons momentos.

A linda arquitetura com referência europeia é um atrativo a parte que faz com que a cidade se torne ainda mais encantadora. A gastronomia também merece um destaque, a deliciosa comida tipicamente mineira é uma excelente pedida, além de pratos requintados preparados por renomados chefes de cozinha. Além de ótimos restaurantes, outro grande destaque da cidade são as boas opções de bistrôs, cafés e Cantinas e tudo isso sempre em lindos cenários naturais.

Para quem gosta de turismo de aventura a cidade também chama a atenção com seus picos que podem chegar a mais de 2000 metros de altitude, e também belas cachoeiras. Além de poder praticar rapel, boia cross, montain bike, escalada em rocha, e passeios off road.

No centro da cidade além da tipica tranquilidade interiorana, é possível encontrar diversas lojas de artesanato.
A cidade tem clima romântico e muitas pousadas são preparadas para receber casais que estão a procura de romantismo, principalmente no inverno, onde as temperaturas podem ser negativas durante a noite. As pousadas são aconchegantes com lareira e vista panoramica.

 

ampliar

  • Serra da Mantiqueira
  • fotos_de_goncalves_mg_1
  • fotos_de_goncalves_mg_10
  • fotos_de_goncalves_mg_11
  • fotos_de_goncalves_mg_12
  • fotos_de_goncalves_mg_13
  • fotos_de_goncalves_mg_14
  • fotos_de_goncalves_mg_2
  • fotos_de_goncalves_mg_3
  • fotos_de_goncalves_mg_4
  • fotos_de_goncalves_mg_5
  • fotos_de_goncalves_mg_6
  • fotos_de_goncalves_mg_6a
  • fotos_de_goncalves_mg_7
  • fotos_de_goncalves_mg_8
  • fotos_de_goncalves_mg_9
  • pedra_do_ba_17
  • serra-da-mantiqueira-11
  • serra-da-mantiqueira-15

ATRATIVOS E LOCAIS PARA VISITAR EM GONÇALVES

Cachoeira das Andorinhas

No rio Capivari, em meio a uma densa mata ciliar, esconde-se a Cachoeira das andorinhas. São dois saltos principais, o primeiro com cerca de 7m de altura e o segundo com 10m, formando piscinas naturais. Há uma grande laje de pedra com curiosos buracos redondos e profundos, modelados pela água, além de uma pequena ilha com grandes árvores. Seu aceso é pela estrada de ligação Gonçalves/Martins. Após 1,5 km em estrada de terra bem conservada, seguir a pé por um pasto íngreme e uma pequena trilha de fácil acesso. Não possui sinalização, exceto uma placa na entrada do pasto. Sendo uma das mais belas cachoeiras de Gonçalves, é muito visitada por turistas em busca de tranquilidade e contemplação da natureza. Sua queda principal é usada como refúgio por dezenas de andorinhas que constroem seu ninho debaixo dela. 

Cachoeira do Cruzeiro

 Depois de percorrer uma bela várzea, fazendo curvas acentuadas, o rio Capivari cai por uma grande laje de pedra inclinada a cerca de 40°, desaguando numa piscina natural. É um local de grande luminosidade e beleza, a queda tem cerca de 7m de altura. Seu acesso é pela estrada de ligação Gonçalves/Costas até a bifurcação para o Bairro Sertão do Cantagalo, à esquerda. Após a bifurcação, seguir por mais aproximadamente 700 metros até uma estrada fechada com chave de arame, que dá acesso também, ao Mirante do Cruzeiro, estrada com acesso para carro. Seguir então, a direita, por uma trilha até avistar a queda d’água.

 

Cachoeira do Funil

 

Localizada a 6 km da zona urbana de Gonçalves, seu acesso é pelo entroncamento rodovia MG 173 até a entrada do Bairro Atrás da Pedra. Segue-se pela estrada do bairro até o começo da trilha. São aproximadamente 10 minutos de caminhada até a cachoeira, formada por várias quedas.

Cachoeira do Simão

É uma bela queda do ribeirão Campestre com cerca de 7m de altura em dois seguimentos. Desagua em uma larga piscina que recebe, à direita, as águas de outro córrego. Em seguida, as águas esculpem um estreito "canion" de pedras verticais, passando sob uma ponte e seguindo mais largo e manso sob um sombreado túnel formado por grandes árvores da mata ciliar. Localizada no bairro Boa Vista, seu acesso é pela estrada Gonçalves/Venâncios. Após percorrer 3km, de carro, entrar então, à direta, em uma pequena trilha a pé. A cachoeira é uma das mais visitadas em Gonçalves.

Cachoeira dos Henriques 

Seu acesso é pela estrada que liga o centro da cidade ao bairro dos Martins. Está a 9 km da zona urbana de Gonçalves e a trilha é de fácil acesso, estando próxima a estrada. São várias quedas que formam uma piscina natural onde é possível se banhar.

Cachoeira Fazendinha

Com cerca de 100m de extensão, a cachoeira fazendinha é uma bonita atração no bairro Sertão do Cantagalo. Ela desce por uma longa encosta inclinada, formando pequenas piscinas em campo aberto até terminar numa queda maior, dentro de um bosque cercado de samambaias gigantes.  A 7,5 km da zona urbana de Gonçalves, pela estrada Gonçalves/Sertão do Cantagalo. A trilha de acesso à cachoeira dura em média 20 minutos. É necessário autorização do proprietário do terreno para visitação, por isso aconselha-se o acompanhamento de um guia.

Cachoeira Pedra do Forno

Seu acesso é pela estrada Gonçalves/Terra Fria. Localizada a 12 km da zona urbana da cidade de Gonçalves, nesse ponto há um restaurante, ponto de partida da trilha, onde se obtém informações sobre a cachoeira e a Pedra do Forno. São aproximadamente 40 metros de queda, onde são realizados esportes radicais como o Cascading.

Cachoeira São Sebastião

Seu acesso é pela estrada de ligação de Gonçalves ao Bairro São Sebastião das Três Orelhas. Chegando ao centro do bairro, a trilha para a cachoeira dura em média 40 minutos, a partir da Igreja.

Cachoeira Sete Quedas 

Localizada no bairro Retiro, seu acesso é pela estrada sentido Gonçalves/São Sebastião das Três Orelhas. Segue-se por 1,5 km até uma pousada onde inicia-se a trilha de fácil acesso até às quedas d’água. Um dos atrativos mais visitados do município, possui várias quedas que formam muitas piscinas naturais. Propriedade particular aberta à visitação apenas aos sábados, domingos e feriados e cobra-se taxa.

Cachoeira Tonho Nêgo

Localizada no Bairro Sertão do Cantagalo a 8 km da zona urbana da cidade, essa cachoeira é extensa, com várias duchas e piscinas naturais. No km 8, da estrada Gonçalves/Sertão do Cantagalo, parte a trilha que segue o rio. O passeio por toda a extensão dura em média duas horas, onde é possível se banhar em diversos pontos. É necessário autorização do proprietário do terreno para a visitação, por isso aconselha-se o acompanhamento de um guia.

Cachoeira da Ponte do Retiro

Localizada na estrada São Sebastião, km 1. Piscina ideal para crianças e pessoas que não sabem nadar.

Cachoeira d' Araucária Localizada aos fundos da Pousada Solar d' Araucária, possuiu várias piscinas naturais e quedas. O acesso pode ser pela própria pousada, no entanto, não é permitido chegar até a cachoeira de carro e o estacionamento da Pousada é exclusivo para hóspedes ou clientes do Restaurante. É necessário também, identificar-se na recepção da Pousada. Outro acesso é pelo Haras Xanxan.

Mirante do Cruzeiro

Pico com 1488 metros de altitude é o lugar ideal para se avistar a cidade e regiões vizinhas. Seu acesso se dá pela estrada de ligação Gonçalves/Costas até a bifurcação para o bairro Sertão do Cantagalo à esquerda. Seguir por mais aproximadamente 700 metros até uma estrada fechada com chave de arame, que dá acesso também, a Cachoeira do Cruzeiro. Seguir por essa estrada até o topo.

Pedra Bonita

Localizada na Fazenda Campestre, a 14km da zona urbana de Gonçalves, a Pedra Bonita possui 2120 metros de altitude e propicia uma vista de 360°. Seu acesso é através de uma trilha em mata fechada, a 1500 metros de altitude, até onde é possível chegar de carro. O percurso da trilha dura, em média, sete horas e é necessária a presença de guias turísticos. Do topo, podem ser observadas a Serra do Mar, parte do Sul de Minas, e Vale do Paraíba.

Pedra Chanfrada

A Pedra Chanfrada, com 1771 metros de altitude, localiza-se no Bairro Terra Fria, a 10 km da zona urbana do município de Gonçalves. Chega-se de carro até a base da pedra, onde há um restaurante, no qual o visitante pode obter informações sobre a trilha. A partir daí, segue-se por trilha bem sinalizada por aproximadamente 40 minutos. Do topo é possível avistar a Pedra do Forno, Bauzinho e o Pico Agudo, em Campos do Jordão.

Pedra da Divisa

Seu acesso é pela estrada Gonçalves/Ribeirãozinho. Seguindo pela estrada do bairro até o seu final onde começa a trilha em meio a um bananal, cercado de mata nativa. Com 1400 metros de altitude, esse grande bloco de rocha faz parte do complexo da Serra da Balança, e é muito utilizado em escaladas, possuindo diversas vias para a realização desse esporte. Do seu topo pode-se observar a Pedra do Baú e as cidades de Sapucaí Mirim e Campos do Jordão. O acesso ao topo da pedra é possível com carros de tração 4X4, moto ou a pé.

Pedra do Cruzeiro

Localizada no bairro Atrás da Pedra, a 6 km da zona urbana de Gonçalves, seu acesso é pelo entroncamento MG 173, principal via de acesso ao município. Após a entrada de acesso ao bairro, segue-se por mais 600 metros até a ponte, onde há, à esquerda, uma porteira de acesso a um bananal. A estrada segue por 300 metros, até onde é possível chegar de carro. A partir desse ponto, segue-se por trilha até o topo que fica a 1152 metros de altitude. A Pedra do Cruzeiro é muito conhecida pelos visitantes por ser palco de uma Via-Sacra, na sexta-feira Santa, que atrai cada vez mais pessoas, entre fiéis e praticantes do turismo ecológico.

Pedra do Forno

A Pedra do Forno, com 1970 metros de altitude e vista de 360° encontra-se no Bairro Terra Fria. Seu acesso começa na base de um restaurante onde são fornecidas informações ao turista sobre a trilha. A caminhada dura em média uma hora, em meio a uma bela paisagem. Já quase no topo, a trilha termina em degraus de ferro presos a pedra. Um dos pontos mais visitados em Gonçalves, é considerada uma trilha de fácil acesso.

Pedra do Grotão

A Pedra do Grotão, localizada no Bairro dos Remédios, tem acesso pelo entroncamento MG 173 até a entrada para o bairro. A partir daí, segue-se até a trilha. O acesso para a pedra, porém, é difícil e sem sinalização e necessita do acompanhamento de uma guia. A trilha é muito íngreme, com grande presença de vegetação nativa. A pedra é usada em esportes de aventura, como Rappel. Do topo, avista-se a Pedra do Baú, Campos do Jordão e vários bairros do município de Gonçalves.

Pico do Campestre

Localizado no Bairro do Campestre, a 12 km da zona urbana do município. A trilha é bem conservada e possui sinalização. Do topo é possível avistar Campos do Jordão, Pedra do Baú e outras cidades do Sul de Minas.

Pico Vista Aérea

Localizado em meio a um vale, esse pico aparentemente baixo, com 1080 metros de altitude possui sete vias de escalada e é muito utilizado por iniciantes nesse esporte. È possível alcançar o pico de carro, onde se pode observar todo o vale do Lambari, em Gonçalves, Paraisópolis e a Pedra de São Domingos. Seu acesso é fácil, pelo entroncamento rodovia MG 173 até o trevo de Gonçalves, onde se segue pelo Bairro Ezequiel até a base da pedra.

Serra da Balança

Estrada de ligação entre o Bairro dos Venâncios, em Gonçalves e Bairro dos Serranos em São Bento do Sapucaí. A Serra da Balança é comumente procurada por turistas que procuram aventura. Seu acesso, até o bairro dos Venâncios, durante os cincos primeiros quilômetros é por uma estrada em bom estado de conservação. Já ao chegar à estrada da Serra da Balança, o acesso é indicado apenas aos veículos com tração 4X4 e é de difícil acesso, com pedras, curvas fechadas, e trechos com lama. O passeio dura em média 7 horas, onde se pode observar natureza preservada e muitos picos e pedras, tudo isso com muita adrenalina.

Pedra do Barnabé

O Pico do Barnabé está localizada a 7 km de Gonçalves, siga pela estrada de terra em direção a São Sebastião. Passando o Bairro entre na primeira entrada a esquerda e siga por mais 1,5 km aproximadamente em direção ao bairro Campestre. A formação rochosa fica a esquerda da estrada. Formado por dois picos a Pedra do Barnabé tem formato semelhante a de uma pirâmide, O local é rodeado por lindos bosques de araucária e pinheiros. Não existe trilhas definida para chegar até o topo das montanhas. (créditos: Dicadeturismo.com.br).

Pedra de São Domingos

A Pedra de São Domingos está localizada a 22 km de Gonçalves, siga pela estrada de terra em direção a Rodovia Fernão Dias. A entrada fica a esquerda após o Bairro dos Costas. A Pedra está localizada no município vizinho de Córrego do Bom Jesus, a aproximadamente 20 km do centro de Gonçalves MG. A vista é deslumbrante e proporciona 360° e em dias ensolarados é possível ver várias cidades do Sul de Minas Gerais e até mesmo a Rodovia Fernão Dias.O acesso pode ser feito tanto por trilha (12 km até o começo da trilha e mais 7 km pela trilha)ou de carro até o topo com 22 km de distância.Recomendamos sempre a presença de um guia que conheça o local, pois há várias bifurcações na trilha.

DEPOIMENTOS

depo gif

FALE CONOSCO

Esperamos você na Pousada o Montanhês.

Whatsapp: (11) 99292-2425
Pousada:    (35) 3495-0880 
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.  

Avaliações Trip

Faça parte

Siga-nos nas mídias sociais e fique a par de tudo

faceyoutubefoursquagoogle